Início > Tutorial > Duokan Lite para Kindle

Duokan Lite para Kindle

Os chineses desenvolveram um sistema operacional alternativo para o Kindle, chamado Duokan. Além de permitir a leitura de ebooks com caracteres na língua deles, lê o formato epub e lida melhor com arquivos pdf. Como ponto fraco, não consegue reproduzir todos os caracteres acentuados. Para saber mais e se quiser instalá-lo no seu Kindle, dê uma lida no Kindle Blog Brasil.

Uma alternativa ao Duokan é sua versão Lite. Permite apenas a leitura de arquivos epub, pdf e txt. Como é leve e pode ser instalada junto com o sistema operacional original, é uma opção interessante para quem quiser dotar seu Kindle de uma ferramenta capaz de ler epub e com mais recursos na leitura de pdf. Se for instalado junto com um programinha chamado launchpad, fica relativamente simples alternar entre os dois sistemas: o original para leitura de mobi e o Duokan Lite para pdf e epub. Atenção: o Duokan Lite só funciona no Kindle 3.

Aqui explicamos como fazer a instalação do Duokan Lite.

  1. Se tiver instalado o jailbreak no seu Kindle, desinstale-o.
  2. Faça o download do arquivo compactado (zip) aqui.
  3. Conecte o Kindle ao computador via USB.
  4. Abra o arquivo compactado: vai ver uma pasta com extensão rtm. Abra-a e copie a pasta DK_System que está dentro dela para o Kindle (pasta raiz).
  5. Abra agora a outra pasta, que tem um nome do tipo Éý¼¶°ü. Dentro dela, vai ver um arquivo texto que tem as instruções para instalação (pode ler que ajuda) e uma outra pasta com nome estranho ( k3Éý¼¶°ü). Abra-a e verá duas outras pastas: kindle3.2.1Éý¼¶°ü e kindle3.2.1֮ǰÉý¼¶°ü.
  6. A pasta que tem o nome menor é para a versão 3.2 do firmware do Kindle; a outra para as versões anteriores. Abra a que é adequada ao seu firmware.
  7. Para saber a versão do firmware do Kindle, abra o menu Home->Menu->Settings e veja no rodapé da página. Aproveite e obtenha também o número de série na mesma tela em Device Info.
  8. Os quatro últimos caracteres do nome do arquivo com extensão .bin que começa com update correspondem ao quatro primeiros do número de série do Kindle. Copie o adequado ao seu aparelho para o Kindle.
  9. Agora, atualize o sistema: Home->Menu->Settings->Menu->Update Your Kindle.
  10. Aguarde uns minutinhos para o processamento e vai aparecer a tela inicial do Duokan. Aí, tecle Q para entrar nele, ou W para entrar no sistema original da Amazon.
  11. Para quem tem a versão 3.2.1, pode ser necessário, antes de instalar o Duokan Lite, retornar o Kindle para a versão original de fábrica: Home->Menu->Settings->Menu->Reset to Factory Defaults.
  12. No Duokan, para voltar ao sistema original, selecione a opção Menu->System Settings (S), e To Kindle (B).

Comente sobre a instalação e a utilização do Duokan Lite.

Mais informações no site Mobile Read.

Vou colocar outro post aqui para falar da instalação do launchpad e como ele torna mais fácil alternar entre o Duokan Lite e o Kindle.

 

Anúncios
  1. Junior
    15/10/2011 às 13:54

    Caro José Ribeiro,

    Tenho muitos arquivos em pdf e o Kindle vem sendo uma decepção por não conseguir lê-los. As conversões tanto via amazon quanto via Calibre ficam pessimas, de tal maneira que ja estou pensando em vender o aparelho. Mas talvez esse Duokan possa me ajudar bastante. Então, gostaria de perguntar o seguinte: Caso ocorra alguma intercorrência e o sistema oficial do Kindle deixe de funcionar, é possível instalá-lo novamente, depois? É só transferir o arquivo do update que o aparelho vai reconhecer? Pois caso contrário não conseguirei mais vendê-lo.

    • 15/10/2011 às 18:25

      Prezado Junior,
      O Kindle realmente não é bom para pdf. Foi feito para ler arquivos mobi. A conversão via Calibre de fato não fica boa. Se o arquivo for predominantemente texto, ainda dá para ler. Eu consegui melhores resultados convertendo de pdf para doc e depois usando o Calibre para converter em mobi. Quanto ao Duokan Lite melhora a leitura de pdf, mas não chega a ser nenhuma maravilha. Creio que não há risco de seu aparelho deixar de funcionar, mas não posso garantir. Vem com o Duokan Lite, além do arquivo, install, o uninstall que restaura o sistema operacional original. Antes de instalar o DK, verifique bem qual é sua versão do Kindle e qual a versão do firmware, para escolher o arquivo certo de instalação. Boa sorte!

      • Junior
        16/10/2011 às 00:34

        Caro José,

        Pois é. Faço isso que voce falou: converto o pdf para um formato editável e depois pra mobi. Mas mesmo assim fica muito ruim, e olha que ja tentei varias configurações. O problema parece estar no fato do pdf convertido em doc ou rtf conter certas formatações e tabulações que são impossíveis de serem retiradas porque são inúmeras( tenho aqui livros de 300 páginas, é impossível editar pagina por pagina a não ser que se fique o dia inteiro fazendo isso). Bom, amanha instalarei o Duokan e depois posto aqui minhas impressões. Desde ja agradeço.

    • 20/10/2011 às 14:49

      Eu leio só PDF e acho excelente. Fica igual no PC, só que uso o Duokan. Já li mangas, livros técnicos e romances. Não acho boa ideia converter, grato.

  2. Junior
    18/10/2011 às 08:43

    Caro José,

    O Duokan me surpreendeu. A instalação é muito fácil, assim como mudar o idioma para inglês. Quanto à leitura de pdf, enquanto o SO do Kindle é nota 0, o Duokan é 5. Retirando as margens e escolhendo a opção fit width a leitura ja melhora de forma considerável em relação ao OS do Kindle, embora ainda assim não seja boa quando comparada à leitura de um arquivo mobi. Pra ficar melhor ainda, eu fiz a rotação para o modo paisagem. Complica um pouco na hora de passar as paginas, mas em compensação da pra ler bem pdf. Pra quem estava com a sensação de dinheiro jogado fora, o duokan a amenizou. Estou pensando em testar a versão full do Duokan, pois se ao ler doc, ele permitir editar o tamanho da fonte (alguem sabe se ele faz isso, como se fosse um arquivo mobi?), creio que meus problemas estarão resolvidos.

    Outro aspecto interessante é a possibilidade de adicionar seus próprios screensavers.
    Quanto ao aspecto do sistema, vi pessoas dizendo que el era feio e de difícil organização. Não concordo, achei mais bonito que o OS oficial e tão organizado quanto (se não for mais).

    Pontos Negativos:

    1- Ele travou na leitura de alguns pdfs e o OS reinicia do nada.
    2- Não possue dicionário integrado. Se alguem souber como adicionar, a dica seria bem conveniente.

    Grato pelas dicas,

    Junior

  3. 20/10/2011 às 15:08

    A minha instalação do Duakon Lite ficou estranha. Após instalar, fica uma tela branca, aperto e aparece o menu sem texto, só so quadrados, logo acho que deu algum problema. Saberia informar o motivo? Segui exatamente os passos e aparentemente está ok, tirando esse problema grave. Grato.

  4. 24/10/2011 às 23:32

    Após apagar e instalar de novo, ficou ok.

  5. Airton
    07/12/2011 às 18:40

    Pessoal, uma sugestão para conversão de pdf para mobi, usem o mobipocket creator, ele é mais eficiente que o calibre nessa tarefa e fica muito bom o texto totalmente justificado, enfim resolve o problema de conversão de forma direta e rápita!!!

  1. 05/08/2013 às 17:23

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: